Notícias

Afeganistão registra 3,6 milhões de votos, diz levantamento inicial

Dados preliminares mostraram que 3,6 milhões de votos foram contabilizados nas eleições parlamentares no Afeganistão neste sábado (18), segundo autoridades. O pleito foi marcado por preocupações sobre segurança e fraudes. Ataques terroristas por todo o país deixaram entre dez e 16 vítimas, segundo as agências de notícias.

O número de votos representa cerca de 40% dos votos máximos possíveis em todas as zonas eleitorais, mas 1.561 centros de votação, dos 6.835 planejados, não puderam ser abertos por temores sobre segurança.
Os talibãs ameaçaram na quinta-feira executar ataques durante a votação, em particular contra as forças de segurança e os funcionários que trabalham nos locais de votação. Também defenderam o boicote às eleições e convocaram a "guerra santa e resistência" contra os "invasores estrangeiros".
O presidente Hamid Karzai, no entanto, pediu aos afegãos que não deixassem de votar. "Tenho a esperança de que nosso povo, em todos os cantos do país, em todas as cidades e em todas as províncias, vá aos centros eleitorais para votar por seus candidatos preferidos, para que seu voto conduza a uma maior estabilidade do país", declarou.

Veja Fotos:


Fonte: G1.com